Reforma Íntima e Autoeducação – palestra 30.11.16
Reforma Íntima e Autoeducação.
Palestrante: Maria Helena 30/11/2016
Teríamos que falar primeiramente sobre a autoeducação primeiramente porquê só através de muito estudo, educação material e moral que chegaremos a reforma íntima.
Tudo que temos é meio e não fins.
Autoconhecimento é uma viagem interior, e somente cada um poderá fazer, não é transferível. É uma caminhada árdua. Como vimos e discutimos na palestra de 2015.
Causalidade x casualidade
Aceitação da própria imperfeição
O despertar para as nossas próprias mazelas e com isto o nosso trabalho é nos melhorar e não melhorar o outro.
Temos a família que precisamos e não a que merecemos.
Quem sou? O que provoca: amor, admiração, falta… Ou sou aquele que provoca: pânico, medo, asco…
O autoconhecimento faz conhecer as máscaras.
Quantos de nós nos propomos a uma mudança? Um passo de cada vez?
É muito difícil ser cristão: tem que reconhecer que é falível.
Tem que: instruir, modificar, trabalhar na seara, reconhecer as próprias imperfeições.
Pedro nos fala:” o amor cobre multidões de pecados…”
A reforma íntima é interior = a mudança = pôr o homem velho para fora = se tornando um homem novo.
Despertar com as lições da vida… “não vai pelo amor, vai pela dor (= dor, doenças, perdas, falências <isto ainda é amor) vai pela dor (aí vem as chibatadas), deus nos ama e não quer perder ninguém.
Colocar na posição do outro e se olhar.
Perseverar, persistir, manter o bom ânimo.
Evangelho segundo o espiritismo = manual da reforma.
Temos que observar se estamos disposto a isto
Surgem diversos empecilhos: culpa, medo, inveja, mágoa, ressentimentos, egoísmo.
Todas as vezes que nos sentimentos culpados, não nos sentimos merecedores do amor de deus.
Timo: curador do íntimo (grego = energia vital / próximo ao coração no meio dos 2 pulmões).
O passado não reconhece o seu lugar
A abundância de recursos facilitam a nossa mudança
O primeiro código da reforma íntima é os dez mandamentos
O segundo código: Jesus
Renovação mental:
Intelectual (instrui-vos)
Afetiva (caridade)
Quem precisa? O infeliz = pensa 1º em si próprio, não suporta ser criticado, não tolera ficar só, fobias e inibições, uso do próximo, entre outros.
Fragilidades > autodesconhecimento
“é necessário que todos nós, espíritos encarnados e desencarnados em serviço na terra, ante o volume dos débitos que contraímos nas existências em laboriosa restauração.
Todos somos enfermos pedindo alta.” (lv: justiça divina / Emmanuel).
Exercício diário: refrear paixões, amar o bem.
Educação da alma: * a maior chaga do mundo é o processo do egoísmo.
‘o dia que a ciência fizer uma pílula para curar a indiferença…” (me. Tereza de Calcutá)
“–descobrir seus sentimentos e desejos reais, criar seu sistema de valores, relacionar-se com os outros de acordo com seus sentimentos e convicções.
Tornar-se produtivo em suas atividades = ame o que faz. “(lv: nossos conflitos interiores – Karen Horney).
Fugir das ilusões – (uma rainha da frança – Havre 1863 esse).
Fazer as pazes com as imperfeições.
Abandonar estereótipo e aprender a se valorizar com respeito.
Descobrir sua singularidade e ter gratidão por isto.
Exercitar a auto aceitação através do perdão.
Aprender a ouvir mais e com atenção.
Dominar o perfeccionismo.
Descobrir e colocar em prática as qualidades.
Valorizar as vitórias.
Como acelerar: fluidoterapia
Palestras e estudos
Prece
Desobsessão
Água fluidificada
Evangelho no lar
Conscientização e fé
Hábito: “ainda faço aquilo que não gostaria de fazer…” (Paulo)
Caridade é uma atitude / postura.
A vida é feita de escolhas.
“conhece –te a ti mesmo “, mas também está escrito: “nada em excesso!” (cuidado com os processos de vidas passadas).
A mente aflita despeja sobre seus órgãos energias negativas como se fossem dardos.
Todas as vezes que gero sofrimento no meu próximo, gero para mim também. Mais do que isto – perco a minha liberdade.
A doença é um limitador.
Abuso x limitação / causa e efeito
Sentimento de incoformação / inadaptação – gera revolta
O nosso magnetismo contamina a quem nos cerca.
Quando nosso coração ilumina, é grato, contagia tudo ao nosso redor, inclusive nosso organismo.
Alergias – são frutos da inadaptação do ambiente reencarnatório em que se está.
Processos alérgicos – processos objetivos – semelhantes atraem semelhantes.
O sistema nervoso não suporta muitas mentes juntas, com isto geram: depressão, pânico, alergias…
Todo médico é um sacerdote do espírito.
A medicina é uma dádiva da misericórdia de deus
Quanto maior o desvio, maior será a estrada para o retorno.
As doenças se multiplicaram porque os homens deram mais valor ao bem do que a dádiva da vida
Temos doenças pelas nossas imprevidências (excessos, indisciplinas, vícios…)
Toda vez que a vida humana excede, vamos para a doença, para voltarmos ao equilíbrio
Jesus médico das almas
O que faz o evangelho?
+ universidade do sentimento
+ coração ajoelhe e agradeça a deus – gratidão pela vida.
*história do pai que orava pelo soldado que despedaçou seus filhos (lv. Ave cristo)
*história da morte do cachorro do Chico
* todos os sentimentos que nos foram conferidos por deus, nos são ouro e prata, mas como homens que somos, deixamos que a ferrugem a estraguem. (lv. Caminho, verdade e vida – Emmanuel)
O sentimento não é o você dá, mas você o que você oferece como ser humano.
A imortalidade é o maior dos tesouros.
Caridade
* benevolência para com todos
* indulgência com as imperfeições
* perdão das ofensas
(âmbito do relacionamento)
Por causa das relações humanas que experimentamos – “depressão” – as doenças em formas gerais.
Emmanuel: “devemos tratar nossos familiares como visitas…”
O perdão é um trabalho de parceria, nunca é tolerar o mal.
Temos que experimentar tudo o que oferecemos
“todos já nascem com lei divina, e se não vou ao seu encontro gera a culpa que carregamos em nós próprios – consciência. Resolução: regate pela dor.
Não existe algozes absolutos ou vítimas absolutas. Todos somos algozes e vítimas ao mesmo tempo (lv. “e a vida continua” / André Luiz”)
Perdão é libertação
A memória do espírito é eterna, nunca vamos esquecer nada.
O perdão é um processo e não o ato.
Cinco regrinhas para nos melhorar:
- Saudar o dia diariamente. “há um sol brilhando dentro de mim.”
- Eu nasci para amar
- Eu nasci para servir
- O mal que me fazem não me faz mal
- A vida é bela.
*nascer de novo (lv)
Renovação mental: intelectual, afetiva, ambas quem se sente…
Infeliz: se julga pouco amado / estimado ou rejeitado
Não trabalha bem
Se afasta do outro
Se irrita ou deprime com frequência
Pensa primeiro em si mesmo
Queira mandar sempre
Pensa em prazeres excessivos
Só trabalha por dinheiro ou por projeção social
Precisa falar ou discutir horas seguidas
Não suporta ser criticado ou contestado
Se considera superior ou inferior aos outros
Teme ser dominado
Não tolera ficar só
Padece de fobias ou inibições
Usa o próximo como objeto para satisfazer desejos ou conseguir vantagens
“ninguém poderá deixar de enfrentar o problema do autoprimoramento, agora ou no futuro, seja neste ou em outro mundo” (lv: Justiça divina / Emmanuel)
Paciência = ciência da paz
Orgulho + egoísmo = solidão
Karen Horney: transformar-se intimamente; descobrir seus sentimentos e desejos reais – Jesus: conheça a mim e conhecerá a verdade; criar o seu sistema de valores; relacionar-se com os outros de acordo com os seus sentimentos e convicções; tornar-se produtivo em suas atividades (fazer com boa vontade) (exercitando no bem = ser útil à vida)
Fugir das ilusões: *desapego das paixões; fazer as pazes com suas imperfeições; abandonar os estereótipos e aprender a se valorizar com respeito; descobrir sua singularidade e vivê-la com gratidão; coragem para descobrir seus desejos, tendências e sentimentos; exercitar a autoaceitação através do perdão; aprender a ouvir com atenção o que se passa a sua volta; dominar o perfeccionismo nutrindo a certeza de que ser falível não nos torna mais inferiores; valorizar efetivamente as vitórias próprias; descobrir as qualidades, acreditar nelas e colocá-las a serviço das metas de crescimento.
Temos mais qualidades do que defeitos, o problema é o enfoque.
Terapêutica espírita: fluidoterapia
“vá… E não erres mais…”
Evangelho = metodologia educacional
Assistimos palestras, recebemos o passe, tomamos água fluidificada e vamos embora. Somos espíritas apenas dentro da casa espírita. Mas à medida que vamos estudando e compreendendo melhor os ensinamentos espíritas, sentimos que necessitamos nos integrar mais nas ações de reforma moral da sociedade.
Todo espírita estudioso caminha neste sentido.
A grande maioria dos livros escritos pelas vias mediúnicas são ricos em ensinamentos e verdadeiros tratados de saúde mental, com uma terapia baseada no evangelho de Jesus e na codificação kardequiana.
Emmanuel em uma das suas mensagens no diz: “o pastor conduz o seu rebanho, mas são as ovelhas que andam com as próprias pernas.”
“a felicidade não é deste mundo” – analisando esta afirmativa do cristo apenas pela letra que mata e não pelo espírito que vivifica, muitos apressados, inimigos do estudo e cultores do negativismo atribuem que estamos na terra para sofrer, que este é um vale de lágrimas, aqui só há dores e aflições.semelhantes afirmativas são no mínimo equivocadas e inconsequentes. Jesus, profundo conhecedor, não iria contrariar as leis naturais, negando estes fatos. Ele se referia tão somente à felicidade plena, que é atributo apenas dos mundos felizes e angélicos.
Qual o meio prático mais eficaz que tem o homem de se melhorar nesta vida e de resistir `a atração do mal? “um sábio da antiguidade vo-lo disse: conhece-te a ti mesmo.”
Os 13 princípios de Benjamin Franklin: temperança, silêncio, ordem, resolução, frugalidade, diligência, sinceridade, justiça, moderação, asseio, tranquilidade, castidade, humildade.
O espiritismo não cria a renovação social; a madureza da humanidade é que fará dessa renovação uma necessidade. Pelo seu poder moralizador, por suas tendências, progressistas, pela amplitude de suas vistas, pela generalidade das questões que abrange, o espiritismo é mais apto, do que qualquer outra doutrina, a secundar o movimento de regeneração; por isso, é ele contemporâneo desse movimento.
Assim como o crescimento individual se opera por fases (infância-adolescência-madureza), também a humanidade conquistaria sua maturidade passando inicialmente, por outros estágios.
Espiritismo compreende uma ciência de observação, uma filosofia de otimismo e, portanto, uma religião com base na fé racional, retomando a essência do pensamento cristão.
Poder moralizador (“faça aos outros, tudo o que gostaria que os outros vos fizessem.”), tendências progressistas (acompanha o desenvolvimento da ciência), amplitude de idéias (cosmovisão da vida), generalidade das questões que abrange (faz confluência entre o físico e o metafísico, o corpo e o espírito, o indivíduo e o coletivo).
Oferece valiosos elementos para auxiliar o aperfeiçoamento dos indivíduos, também é verdade, que este é um processo pessoal e que cada um possui seu ritmo próprio. As crises, os conflitos, as angústias e sofrimentos, também possuem o papel de estimular essas renovações.
León Denis foi enfático ao considerar: a influência do espiritismo no progresso da sociedade se processa, não no estímulo à luta de classe, mas no campo íntimo, ampliando os horizontes sobre a natureza humana e sua destinação.” (como Jesus nos ensina a agir)
O espiritismo coloca o sujeito no centro dessa questão, atribuindo-lhe a responsabilidade por aperfeiçoar seus impulsos e desejos. Atuando na sociedade, o espírita oferecerá os exemplos possíveis, de ação solidária, fraterna, honestidade e justiça sem isolar ou deixar de ser jovial (como se faz isto? Através da educação).
O progresso não é uma mera teoria criada na modernidade mas, uma lei inexorável da vida.
Uma conduta artificial não renova ninguém, cria uma máscara temporária, para dar a impressão de pureza. Os apelos do mundo aí estão, fazem parte do nosso cotidiano, mas caberá a cada um delimitar o uso de sua liberdade. Tudo posso, mas nem tudo me convém! O equilíbrio interior é, certamente, o imperativo do progresso ético-espiritual do homem contemporâneo.
Esse “outro” caminho não é simples, uma revolução individual com base na consciência de que não estamos no mundo por um mero fatalismo biológico e que, portanto, necessitamos compartilhar uma ética de cuidado, comprometida com as leis morais da vida, orientadoras, em última instância, desse grande processo de renovação.
Reforma íntima é o renovar das esperanças interiores, tendo por meta o fortalecimento da fé, a solidificação do amor, a incessante busca do perdão, o cultivo dos sentimentos positivos e a finalização no aperfeiçoamento do ser.
Base de apoio fundamental são os ensinamentos de Jesus, além de: falar sempre de forma inatacável, não tomar nada como pessoal, não fazer suposições, fazer o melhor que pudermos com o máximo de nós.
Estudar a reforma íntima, compreender-se melhor e também o semelhante, avaliar suas ações e reações, tocar profundamente seus sentimentos, enxergar suas deficiências, propor soluções, calcular projetos para essa busca cristã, debater dilemas, resolver problemas, solucionar dúvidas, levantar questões e atingir um ponto a mais no seu esclarecimento humano é a meta desta obra.
Para avançar, o que estudar: reforma íntima, orgulho, egoísmo, religiões (a maior virtude de uma religião é promover o melhoramento individual de cada seguidor, fazendo cada um levantar a sua “espada” contra seus próprios defeitos.
Reforma íntima:
Riqueza de atitudes boas
Estudo sobre si e o próprio caráter
Ferramentas de luz e amor em cada gesto
Oração e vigilância constantes
Mentalização do belo e do que é bom e positivo
Amor a si mesmo
Íntimidade em resguardo das sombras
Necessária compreensão do que significa o próximo
Trabalho de renovação de valores
Interiorização do bem em substituição ao mal
Movimento seguro na direção da luz
Amor, agora, ao próximo
(Ademário da Silva)
Concluímos que a reforma íntima é: a reforma do nosso eu, nosso íntimo. É a mudança para o melhor, é elevar-se na condição humana. É transformar o homem velho, no homem novo. Lapidar os próprios sentimentos, uma tarefa que é árdua. Perceber que o egoísmo é a raiz de todos os males morais. Um processo demorado e delicado; para se obter um saldo positivo, exige exercício de perdão, tolerância, desprendimento, perdão, compreensão e muito amor nas relações humanas.
Religião. Anotar os erros que você já tem e percebe, faça uma lista (ex: Benjamin Franklin) e vá exercitando na correção. Exercitar o ensinamento de Sto. Agostinho (estudioso de Platão e Sócrates).
Oração e vigilância constantes.
Sabendo passo a passo de como reconhecer que sou falho, que preciso modificar a mim mesmo e não o outro…como fazer, agir, pensar? Para isto estamos aqui, esta busca constante.
Venho ao centro espírita para ser um “papa passe”? Para resolver um ou dois ou até mesmo mais problemas e ficar por isto mesmo? Ou para fazer o social?
O que é um centro espírita? São núcleos de estudos, de fraternidade, de oração e de trabalho praticado dentro dos princípios espíritas; são escolas de formação espiritual e moral que trabalham à luz da doutrina espírita; são postos de atendimento fraternal para todos os que procuram com o propósito de obter orientação, esclarecimento, ajuda ou consolação; são oficinas de trabalho que proporcionam aos seus frequentadores oportunidades de exercitarem o próprio aprimoramento íntimo pela prática do evangelho em suas atividades.
“o centro espírita também é visto como uma escola onde podemos aprender e ensinar, plantar o bem e recolher as graças, aprimorar-nos e aperfeiçoar os outros na senda eterna” (Emmanuel).
“ensinar mas fazer; crer, mas estudar; aconselhar, mas exemplificar; reunir, mas alimentar.” (Bezerra de Menezes)
O objetivo é: promover o estudo, a difusão, a prática da doutrina, atendendo àqueles que buscam o esclarecimento, orientação e amparo para os seus problemas espirituais, morais e materiais; que querem trabalhar, colaborar e servir em qualquer área de ação que a prática espírita oferece.
A vida é um aprendizado permanente, rumo à perfeição.
O processo de educação é sempre um processo de autoeducação.
A função do educador é despertar o impulso de autoeducação do educando. Essa relação pedagógica de ajudar o progresso do outro, sem imposição, pode se dar em qualquer relação, entre dois seres humanos.
Com a educação podemos fazer a diferença.
Historinha do Ricardo (resumo): quando a professora no seu 1º dia de aula em sala, fez aquele blá-blá de professor, notou que havia 1 menino (sujo, alienado, sem amigos) na 1ª carteira. Fazia questão de dar notas baixas, desprezá-lo em sala e fora. Quando iniciou o 2º semestre , os professores tinham que ler as fichas de cada aluno, para não cometerem os mesmos erros. Deixou por último a de Ricardo. Quando começou a ler, viu como despreparada para lecionar o era. Pois ele só tinha elogios nos anos anteriores. As coisas só foram piorando / mudando quando sua mãe veio adoecer e morrer. Com isto, o pai também não estava nem aí com ele também. Conclusão: mais do que avaliar as provas e dar notas, o importante é ensinar com afeto, mostrando que sempre é possível fazer a diferença.
É o fazer acontecer a solidariedade, a compreensão, a ajuda mútua e o afeto entre as pessoas… O resto vem por acréscimo. Tudo depende da pedagogia do afeto.
É necessário lembrarmos que a doutrina espírita, quando bem aprendida, revela-nos que seus adeptos e seguidores deverão ser aqueles que vivenciarão o cristianismo na sua condição iniciante, examinando a cada instante o quanto atendemos as condições de cristãos verdadeiros.
Jesus é o professor das almas matriculadas na escola da terra. Ele representa o caminho, a verdade e a vida para o nosso progresso. Ensinava com atitudes de amor.
A doutrina pretende promover a evolução do homem, instigando – o à busca do conhecimento de si próprio, do crescimento do ser maior que há dentro de cada um de nós. Conhecer para crescer, educar-se para amar, pois somente educando-nos é que seremos conhecedores de nossas verdadeiras potencialidades, nossa destinação no mundo. Verdadeira educação se dá quando se desperta um processo evolutivo no educando. A influência benéfica de um educador, consciente de seu mandato, poderá se imprimir em qualquer educando. Todo cristão verdadeiro é compromissado num processo de autoeducação. E estar em processo de autoaperfeiçoamento é requisito básico para o educador. Acredita-se que não somente os adeptos do movimento espírita, mas todos, indistintamente, que tenham uma consciência espiritual mais alargada, atuam no mundo como educadores em potencial. Lembrando a célebre frase: do espírito da verdade: “espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento e instruí-vos, eis o segundo…”
A essência é a educação. Não foi à toa que kardec tenha sido educador e tenha recebido influência de Pestalozzi, um dos maiores educadores de todos os tempos.
O desenvolvimento espírita através das vidas sucessivas é visto como um curso escolar, com seus anos letivos. A terra é tratada como uma escola, em que as almas se matriculam para o seu aperfeiçoamento.
Herculano pires, lv: pedagogia espírita: “o livro dos espíritos é um manual de educação integral oferecido `a humanidade para sua formação moral e espiritual na escola da terra.”
Ser espírita, na acepção da palavra é engajar-se num processo de autoeducação, cujo fim mal podemos entrever. O processo de autoconhecimento é o requisito básico do educador. O espiritismo elege na caridade seu princípio máximo, que o espírita não deve procurar realizar como ideal de vida, não é o assistencialismo social, respeitável e necessário, mas limitado e superficial, é sim a caridade da educação. Elevar, transformar, despertar consciências para mudança interna dos homens.
Se houver verdade na educação, poderá desencadear em qualquer ser humano, tenha ele cultura que tiver, seja ele partidário da religião que for. Kardec sempre enfatizou que os espíritas não deveriam fazer proselitismo e muito menos violentar consciências, sem imposições.
Quem é espírita de fato, pratica a caridade da educação em todas as dimensões possíveis, faz isso existencialmente, no seu meio familiar, profissional, social, espiritual. Não tomará uma posição salvacionista, mas levará o compromisso de exemplificar o bem… Amará com intensidade seu próximo mais próximo, estendendo ao próximo mais longínquo.
consolar, amparar e servir: ponte de acesso ao coração do próximo. Sermos em qualquer lugar e a qualquer hora. Sem prepotência, austeridade, pretensão absoluta, autoritarismo.
Irradiar otimismo, disposição, energia e serenidade: sabe-se que a vida é eterna, toda tragédia é passageira, tudo caminha para a perfeição, todos estão sob a proteção do pai maior, ele que é justo e misericordioso.
Educar é uma terapêutica global e uma solução social muito mais eficaz.
Ser espírita não pode ser uma barreira, mas sim uma ponte para diálogos, abertura mental e para tolerância ideológica.
Família espírita: desierarquização de funções. Entendimento das reencarnações relacionadas. É o cenário mais propício e mais imediato para educação. O espiritismo está enraizado na alma, entranhado no comportamento cotidiano, como explicação para os porquês da existência, como parâmetro ético, como proposta vital. É na família que podemos e devemos em primeiro lugar conquistar e exercitar virtudes fundamentais: altruísmo, paciência, amor ao próximo e ao mesmo tempo o empenho de contribuirmos para o progresso do outro.
O educador verdadeiro é aquele que sabe converter traumas em motivos de edificação e crescimento e fazer da participação ativa dos educando uma terapia para seu reequilíbrio.
O primeiro passo é: todos devem ser bem acolhidos, como seres pensantes e dignos de serem ouvidos, tornem indivíduos conhecidos, respeitados e participantes, e não meros assistidores de palestras.
O Livro dos Espírito é um manual de educação integral. Livro do Médiuns é um manual de educação mediúnica, que pela 1ª vez na história humana colocou balizas éticas e racionais para prática da mediunidade. O Evangelho segundo. o Espiritismo é um manual de educação moral.