O Ladrão e o Monge
Um ladrão queria se tornar monge, mas não conseguia parar de roubar, já tinha se esforçado, mas não conseguia parar de roubar.
Todos sacerdotes que ele tinha procurado falaram a mesma coisa; primeira coisa é parar de roubar. Como não conseguia, procurou um certo monge.
E o monge disse – Vá e faça o que quiser. Somente uma condição deve ser seguida; Esteja Alerta! Roube faça o que quiser isso não é da minha conta, não sou ladrão – Mas faça com toda atenção.
Três semanas depois ele voltou e disse – Você usou um truque, se estou alerta não posso roubar, se roubo a consciência desaparece.
O monge disse – Não fale mais em ser ladrão ou roubar, não estou interessado nisso, não sou ladrão, agora decida, se quiser estar consciente terá de decidir e se não quiser também terá que decidir.
O homem disse – Agora é difícil, experimentei um pouco e me senti tão bem – abandonarei tudo, não vou mais roubar.
Quando você conhece a consciência nada mais vale a pena, você já conheceu a maior graça da vida, então muitas coisas simplesmente desaparecem, tornam-se estúpidas, tolas, a motivação não existe, o desejo não existe, os sonhos ruíram.
Lenda Indiana