A Intuição no Evangelho e no Espiritismo
Novo Testamento: 3. Humilhou-te com a fome; deu-te por sustento o maná, que não conhecias nem tinham conhecido os teus pais, para ensinar-te que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor. Deuteronômio 8 4. Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mateus 4: 36 Então foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmane, e disse aos discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. 37 E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 38 Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo. 39 E ADIANTANDO-SE UM POUCO, PROSTROU-SE COM O ROSTO EM TERRA E OROU, DIZENDO: MEU PAI, SE É POSSÍVEL, PASSA DE MIM ESTE CÁLICE; TODAVIA, NÃO SEJA COMO EU QUERO, MAS COMO TU QUERES. 40 Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Assim nem uma hora pudestes vigiar comigo? 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. 42 RETIRANDO-SE MAIS UMA VEZ, OROU, DIZENDO: PAI MEU, SE ESTE CÁLICE NÃO PODE PASSAR SEM QUE EU O BEBA, FAÇA-SE A TUA VONTADE. 43 E, voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus olhos estavam carregados. 44 DEIXANDO-OS NOVAMENTE, FOI ORAR TERCEIRA VEZ, REPETINDO AS MESMAS PALAVRAS. 45 Então voltou para os discípulos e disse-lhes: Dormi agora e descansai. Eis que é chegada a hora, e o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Mateus 26 41 E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e pondo-se de joelhos, orava, 42 dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. 43 Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava. 44 E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão. 45 Depois, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza; 46 e disse-lhes: Por que estais dormindo? Lenvantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação. Lucas 22 10 Então Simão Pedro, que tinha uma espada, desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. O nome do servo era Malco. 11 Disse, pois, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice que o Pai me deu? João 18 14 Pois Deus fala de um modo, e ainda de outro se o homem não lhe atende. 15 Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama; 16 então abre os ouvidos dos homens, e os atemoriza com avisos, Jó 33: 13 Certo é que Deus não ouve o grito da vaidade, nem para eles atentará o Todo-Poderoso. Jó 35: 18 Na caridade não há medo. Antes a perfeita caridade lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado na caridade. 1º Epistola de João 4: Livro dos Espíritos: 461 – Como distinguir os pensamentos que nos são próprios daqueles que nos são sugeridos? – Quando um pensamento é sugerido, é como uma voz que vos fala. Os pensamentos próprios são, em geral, aqueles do primeiro momento. De resto, não há um grande interesse para vós nessa distinção, e é freqüentemente útil não o saberdes. O homem age mais livremente e, se ele se decide pelo bem, o faz mais voluntariamente; se toma o mau caminho, não tem nisso senão mais responsabilidades. 462 – Os homens de inteligência e de gênio haurem sempre suas idéias de sua própria natureza íntima? – Algumas vezes as idéias vêm de seu próprio Espírito, mas, freqüentemente, elas lhes são sugeridas por outros Espíritos que os julgam capazes de as compreender e dignos de as transmitir. Quando eles não as encontram em si, apelam à inspiração; é uma evocação que fazem sem o suspeitar. Se fosse útil que pudéssemos distinguir claramente nossos próprios pensamentos daqueles que nos são sugeridos, Deus nos teria dado o meio, como ele nos deu o de distinguir o dia da noite. Quando uma coisa é vaga, é que assim deve ser para o bem. 463 – Diz-se, algumas vezes, que o primeiro movimento é sempre bom; isso é exato? – Ele pode ser bom ou mau segundo a natureza do Espírito encarnado. É sempre bom naquele que atende às boas inspirações. 464 – Como distinguir se um pensamento sugerido vem de um bom ou de um mau Espírito? – Estudai a coisa; os bons Espíritos não aconselham senão o bem. Cabe a vós a distinção. 522 – O pressentimento é sempre uma advertência do Espírito protetor? – O pressentimento é o conselho íntimo e oculto de um Espírito que vos quer bem. Está também na intuição da escolha que se fez e é a voz do instinto. O Espírito, antes de encarnar, tem conhecimento das principais fases de sua existência, quer dizer, do gênero de provas nas quais se obriga. Quando estas têm um caráter marcante, ele conserva, no seu foro íntimo, uma espécie de impressão, que é a voz do instinto, despertando quando o momento se aproxima, como pressentimento. 523 – Os pressentimentos e a voz do instinto têm sempre alguma coisa de vago, que devam nos deixar na incerteza? – Quando estás no vago, invoca teu bom Espírito, ou ora ao senhor de todas as coisas, Deus, que ele te enviará um dos seus mensageiros, um de nós. 524 – As advertências de nossos Espíritos protetores têm por objeto único a conduta moral ou também a conduta a ter nas coisas da vida particular? – TUDO; ELES PROCURAM FAZER-VOS VIVER O MELHOR POSSÍVEL. MAS, FREQÜENTEMENTE, FECHAIS OS OUVIDOS ÀS BOAS ADVERTÊNCIAS, E SOIS INFELIZES POR VOSSA CAUSA. Os Espíritos protetores nos ajudam com seus conselhos pela voz da consciência, que fazem falar em nós. Mas, como a isso não ligamos sempre a importância necessária, nos dão de maneira mais direta, servindo-se das pessoas que nos rodeiam. Que cada um examine as diversas circunstâncias, felizes e infelizes, de sua vida e verá que em muitas ocasiões recebeu conselhos que nem sempre aproveitou e que lhe teriam poupado desgostos se os houvesse escutado. 862 – Há pessoas para as quais nada sai bem, e que um mau gênio parece perseguir em todas suas empreitadas; não há nisso o que se pode chamar fatalidade? – Há fatalidade, se a queres chamar assim; ela, porém, se prende à escolha do gênero de existência, porque essas pessoas quiseram ser experimentadas por uma vida de decepção, a fim de exercitar sua paciência e sua resignação. Entretanto, não creiais que essa fatalidade seja absoluta; freqüentemente, ela é o resultado de um caminho falso que tomaram, e que não está em relação com sua inteligência e suas aptidões. Aquele que quer atravessar um rio a nado, sem saber nadar, tem grande chance de se afogar; assim é na maior parte dos acontecimentos da vida. Se o homem não empreendesse senão coisas compatíveis com suas faculdades, ele teria êxito quase sempre; o que o perde é seu amor-próprio e sua ambição que o fazem sair de seu caminho e tomar, por uma vocação, o desejo de satisfazer certas paixões. Ele fracassa e a culpa é sua; mas, em lugar de tomá-la sobre si, prefere acusar sua estrela. Tal seria um bom operário e ganharia honradamente sua vida, que seria um mau poeta e morreria de fome. Haveria lugar para todos, se cada um soubesse se colocar no seu lugar. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda participa de suas más obras. 2 João 1:9 _____________________________________________________ 621 – Onde está escrita a lei de Deus? – Na consciência. 625 – Qual é o tipo mais perfeito, que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e de modelo? – Vede Jesus. 631 – O homem, por si mesmo, tem os meios para distinguir o que é bem e o que é mal? – Sim, quando ele crê em Deus e o quer saber. Deus deu-lhe a inteligência para discernir um do outro. 660 – A prece torna o homem melhor? – Sim, porque aquele que ora com fervor e confiança é mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia os bons Espíritos para o assistir. É um socorro que não é jamais recusado, quando pedido com sinceridade. 469 – Por que meios se pode neutralizar a influência dos maus Espíritos? – Fazendo o bem e colocando toda a vossa confiança em Deus, repelis a influência dos Espíritos inferiores, e destruís o império que eles querem tomar sobre vós. Evitai escutar as sugestões dos Espíritos que suscitam em vós os maus pensamentos, sopram a discórdia entre vós e vos excitam todas as más paixões. Desconfiai, sobretudo, daqueles que exaltam vosso orgulho porque vos tomam por vossa fraqueza. Eis porque Jesus nos faz dizer na oração dominical: “Senhor! não nos deixeis sucumbir à tentação, mas livrai-nos do mal”. 474 – Se não há possessão propriamente dita, quer dizer, coabitação de dois Espíritos no mesmo corpo, a alma pode se encontrar na dependência de um outro Espírito, de maneira a estar por ele subjugada ou obsedada, a ponto que sua vontade esteja, de alguma sorte, paralisada? – Sim, e esses são os verdadeiros possessos. Mas saiba que essa dominação NÃO SE FAZ JAMAIS SEM A PARTICIPAÇÃO DAQUELE QUE A SUPORTA, SEJA POR SUA FRAQUEZA, SEJA POR SEU DESEJO. Têm-se tomado, freqüentemente, por possessos os epilépticos ou os loucos que têm mais necessidade de médico que de exorcismo. A voz do anjo guardião – Revista Espírita, janeiro de 1861(Médium, senhorita Huet) Todos os homens são médiuns; todos têm um Espírito que os dirige para o bem, quando sabem escutá-lo. Agora que alguns comunicam diretamente com ele por uma mediunidade particular, que outros não ouvem senão pela voz do coração e da inteligência, pouco importa, não deixa de ser o seu Espírito familiar que os aconselha. Chama-o Espírito, razão, inteligência, é sempre uma voz que responde à vossa alma e vos diz boas palavras; somente não as compreendeis sempre. Nem todos sabem agir segundo os conselhos dessa razão, mas não essa razão que se arrasta e rasteja antes que não caminhe, essa razão que se perde no meio dos interesses materiais e grosseiros, mas essa razão que eleva o homem acima de si mesmo, que o transporta para regiões desconhecidas; chama sagrada que inspira o artista e o poeta, pensamento divino que eleva o filósofo, impulso que arrebata os indivíduos e os povos, razão que o vulgo não pode compreender, mas que aproxima o homem da divindade, mais do que nenhuma outra criatura; entendimento que sabe conduzi-lo do conhecido ao desconhecido, e fá-lo executar as coisas mais sublimes. Escutai, pois, essa voz do interior, esse bom gênio que vos fala sem cessar, e chegareis progressivamente a ouvir o vosso anjo guardião que vos estende as mãos do alto do céu. CHANNING