Ancestral humano mais antigo
Ancestral humano mais antigo mostra que homens e macacos evoluíram paralelamente 01/10/2009 – 18h44 Do UOL Ciência e Saúde* Em São Paulo A descoberta do mais antigo ancestral dos humanos já conhecido contraria a idéia de que os homens teriam evoluído de chimpanzés primitivos, afirma um estudo publicado na edição dessa sexta-feira (2) da revista americana “Science”. O trabalho aponta para uma evolução paralela de macacos e humanos após a separação das duas famílias, milhões de anos atrás. O pivô da discussão é o fóssil de uma fêmea da espécie Ardipithecus ramidus. Batizada de Ardi, ela tem 4,4 milhões de idade.
Desde a descoberta de “Lucy”, um fóssil de Australopithecus de 3,2 milhões de anos encontrado em 1974 também na Etiópia, os cientistas procuram pelo último ancestral comum entre homens e macacos. No entanto, o novo estudo alimenta poucas esperanças.
“A única maneira de saber como era esse ancestral é o encontrando”, disse White, citando uma frase de Charles Darwin. *Com informações de AP e AFP