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Centro Espírita Leocádio Corrêia > Artigos > BIBLIOTECA VIRTUAL > Filósofos/Ciêntistas/Precursores do Evangelho > Hipócrates – (460 a 377 aC.)

Hipócrates – (460 a 377 aC.)

celcFilósofos/Ciêntistas/Precursores do Evangelho2 de agosto de 2014 Leave a comment0

 

   

Hipócrates de Cós (Cós c. 460 a.C. – Tessália, 377 a.C.) nasceu na Antiga Grécia, considerado por muitos como uma das figuras mais importantes da história da saúde – é frequentemente considerado o “Pai das Profissões da Saúde”. Hipócrates era um asclepíade, isto é, membro de uma família que durante várias gerações praticara os cuidados em saúde.

Os dados sobre sua vida são incertos ou pouco confiáveis. Parece certo, contudo, que viajou pela Grécia e que esteve no Oriente Próximo.

Hipócrates deixou uma série de doutrinas que constituem o Corpus hippocraticum, que é composto por diversos tratados. Não há certeza quanto a autoria e alguns sustentam que tais tratados foram escritos por várias pessoas. São reconhecidos cerca de setenta livros como constituintes do corpus. Entre eles:

  • Aforismos
  • Prognósticos
  • A doença sagrada
  • Epidemias

As escolas médicas gregas que precederam a Hipócrates, segundo século antes da nossa Era, tiveram como principais representantes as de Cnido e de Cós, localizadas respectivamente na península e na ilha de mesmo nome. Esta última, a escola de Cós, a partir de Hipócrates.

Hipócrates foi iluminado. Viveu numa época gloriosa da Grécia, onde a ilha de Cós era considerada o “ berço da medicina ”.

Os trabalhos que compõem a coleção hipocrática são: O Médico; A Arte: Preceitos; Beneficiência; Tratado da Natureza e do Homem; Regime das Pessoas com Saúde; Prognóstico; Crises e Dias Críticos; Tratado das Luxações; Tratado dos Ares, das Águas e dos Lugares; Aforismas e Juramento.

Em determinados casos, Hipócrates utilizou-se da psicoterapia com resultados positivos, tal como no caso de Perdicas, rei da Macedônia.

Segundo algumas biografias, o grande Hipócrates é o décimo-nono descedente de Esculápio e o vigésimo a partir de Zeus. O avô de Hipócrates, também médico, chamava-se Hipócrates, mas nunca alcançou a fama daquele que tornou-se conhecido como o pai da medicina.

Nas obras hipocráticas há uma série de descrições clínicas pelas quais se pode diagnosticar doenças como a malária, caxumba, pneumonia e tuberculose. Para o estudioso grego, muitas epidemias relacionavam-se com fatores climáticos, raciais, dietéticos e do meio onde as pessoas viviam. Muitos de seus comentários nos Aforismo são ainda hoje válidos. Seus escritos sobre anatomia contém descrições claras tanto sobre instrumentos de dissecação quanto sobre procedimentos práticos.

Foi o líder incontestável da chamada “Escola de Cós”. O que resta das suas obras testemunha a rejeição da superstição e das práticas mágicas da “saúde” primitiva, direcionando os conhecimentos em saúde no caminho científico.

Hipócrates fundamentou a sua prática (e a sua forma de compreender o organismo humano, incluindo a personalidade) (Define-se a personalidade como tudo aquilo que distingue um indivíduo de outros indivíduos, ou seja, o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo deriva do grego persona, com significado de máscara, designava a “personagem” representada pelos actores teatrais no palco).

na teoria dos quatro humores  corporais (Humor do latim humore é uma forma de entretenimento e de comunicação humana, para fazer com que as pessoas riam e se sitam felizes. As origens da palavra “humor” assentam-se na medicina humoral dos antigos Gregos, que é uma mistura de fluídos, ou humores, controlados pela saúde e emoção humanos )  o sangue

(O sangue é um tecido líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados e que tem como função a manutenção da vida do organismo. O sangue é constituído, em volume, por 45% de células sanguíneas e 55% de plasma sanguíneo. As células do sangue são de 3 tipos: hemácias (ou eritrócitos, glóbulos vermelhos), leucócitos (ou glóbulos brancos) e plaquetas (ou trombócitos). O plasma, o componente líquido, é formado por 90% de água, 1% de substâncias inorgânicas (como potássio, sódio, ferro, cálcio, …), 7% de proteínas plasmáticas (albumina, imunoglobulinas e fibrinogénio, principalmente) e 1% de substâncias orgânicas não protéicas, resíduos resultantes do metabolismo, hormonas (hormônios). Apresenta dissolvidos gases como oxigénio e dióxido de carbono. Devido à presença da molécula da hemoglobina nas hemácias, nos animais vertebrados o sangue é de cor vermelha),

fleugma ou catarro; bílis amarela e  bílis negra (bilis – liquido esverdeado e amargo segregado pelo figado)  que, consoante as quantidades relativas presentes no corpo, levariam a estados de equilíbrio (eucrasia) ou de doença e dor (discrasia). Esta teoria influenciou, por exemplo, Galeno, que desenvolveu a teoria dos humores e que dominou o conhecimento até o século XVIII.

Sua ética resume-se no famoso juramento de Hipócrates. Porém, é quase certo que o juramento tenha sido elaborado numa época bastante posterior.

O juramento de Hipócrates

” Eu juro, por Apolo, por Esculápio, Higeia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Não praticarei a talha (corte), mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.

Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.

Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.”

 

A relação homem/ universo vai definir segundo os médicos hipocráticos, a existência de dois tipos de doenças: uma endêmica, facilmente conhecida, causada por hábitos alimentares inadequados, e que causam portanto uma discrasia[1][2] das funções do corpo, e outra epidêmica, cujas manifestações aparecem com as mudanças de clima ou de outros lugares. Expressa-se tais conceitos a respeito da natureza das doenças, no seguinte quadro.

 

DOENÇAS

CURA

PROGNÓSTICO

EFEITO

ENDÊMICA[2][3]

São causadas, pela prevalência de um humor sobre outro, ou seja quando há o domínio de uma das funções do corpo definidos como: quente, frio, húmido e seco

facilmente efetuado pela observância do aspecto do enfermo

doença no corpo físico

EPIDEMICA[3][4]

São dificilmente reconhecidas, pois devido a virem de outra cidade ou com a mudança de estação, seu diagnóstico é mais dificil de estabelecer

Difícil de ser efetuado, devido a não observância de quadros semelhantes., (não são as dietas a sua causa.)

doença no corpo social, devido ao  desequíibrio ser  no ar e não no indivíduo.

 

  O quadro, evidencia, portanto, que as doenças epidêmicas são produzidas em outros lugares, ou são adquiridas com a mudança de uma estação, tal como encontramos no relato de hipocrates abaixo.

“”Quando se instaura uma epidemia, é evidente que as dietas não são sua causa, mas o que respiramos, este sim , é a causa , é obvio que este paira contendo alguma secreção insalubre”(Da natureza do homem 9, 37)

 

 

Epidemia racional

Epidemia divina

epidemia rítmica

Vem com as mudanças de estações, se houver um diagnostico, é facilmente controlada

São vindas de deuses migrantes, a sua epifania é conhecida e, sendo o ritual não transgredido, não há  miasmas.

epidemia arritmica

Vem trazida pela presença de outros povos, de outros lugares, são perigosas, pois seu prognóstico é desconhecido

Vem trazida de outros lugares, e devido a este fato, provoca numa sociedade cosmopolita como a ateniense, um choque cultural, ficando á margem a fim de não corromper o culto cívico

 
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