O Passe, sua dinâmica, seus efeitos
1ª. Parte.
Recurso largamente usado nas casas espíritas, o passe é objeto de polêmicas sobre a forma de aplicação.
Embora isso, seus resultados são evidentes nos casos em que é utilizado.
Buscando formar opiniões sobre sua dinâmica e prática, reproduziremos a partir deste número uma interessante pesquisa elaborada por Tânia Redígolo, na certeza de que será de muita utilidade para os leitores.
I – O passista deve necessariamente ser um médium curador? Médium curador – Liv Med. 175 e 176 item 5.
_ Esse gênero de mediunidade consiste principalmente no dom de cura por simples toques, olhar ou mesmo um gesto, sem nenhuma medicação… A intervenção de potência oculta, que caracteriza a mediunidade, torna-se evidente em cartas circunstâncias. E o é, sobretudo, quando consideramos que a maioria das pessoas qualificáveis como médiuns curadores recorrem à prece, que é uma verdadeira evocação. (131 – a vontade é atributo do Espírito encarnado ou errante. O Espírito encarnado pode agir sobre a matéria elementar e portanto modificar as propriedades das coisas dentro de certos limites. Assimse explica a faculdade de curar pelo contacto e a imposição das mãos, que algumas pessoas possuem num elevado grau).
Mediunidade Curadora – Ver. Esp. – set 1865
_ (…) a mediunidade curadora é exercida pela ação direta do médium sobre o doente, com o auxilio de uma espécie de magnetização de fato, pelo pensamento.
_ o fluído magfnético tem, pois duas fontes distintas; os Espíritos encarnados e os Espíritos desencarnados. Essa diferença de origem produz um grande difernça na qualidade de fluído e nos seus efeitos. O fluído humano está sempre mais ou menos impregnado de impurezas físicas e morais do encarnado; o dos bons Espíritos é necessariamente mais puro e, por isso mesmo, tem propriedades mais ativas, que acarretam uma cura mais pronta. Mas, passando pelo encarnado, pode alterar-se como um pouco de água límpida passando por vaso impuro, como todo remédio se altera se demorou bastante num vaso sujo e perde, em parte, suas propriedades benéficas. Daí, para todo verdadeiro médium curador, a necessidade absoluta de trabalhar a sua depuração, isto é, o seu melhoramento moral, segundo o princípio vulgar: limpai o vaso antes de dele vos servirdes, se quiseres ter algo de bom. Só isto basta para mostrar que o primeiro que aparecer não poderá ser um médium curador, na verdadeira acepção da palavra. (g.n).
_ …A vontade é ainda onipotente para dar aos fluidos as qualidades especiais apropriada à qualidade do mal. Este ponto, que é capital, se liga a um princípio ainda pouco conhecido, mas que está em estudo: o das criações fluídicas e das modificações que o pensamento pode produzir na matéria. O pensamento que provoca uma emissão fluídica, pode operar certas transformações, moleculares e atômicas, como se vêem ser produzidas sob a influência da eletricidade, da luz ou do calor.
_ A mediunidade curadora é uma aptidão, como todos os gêneros de, mediunidade, inerente ao indivíduo, mas o resultado efetivo dessa aptidão independe de sua vontade. Incontestavelmente ela se desenvolve pelo exercício, sobretudo, pela prática do bem e da caridade; mas como não poderia ter a fixidez, nem a pontualidade de um talento adquirido pelo estudo, e do qual se é sempre senhor, não poderia tornar-se uma profissão…
II – O que é o passe?
André Luiz: NDM – Cap 17
_ “O passe é uma transfusão de energias, alterando o campo celular”
Opinião espírita – cap 55
_”O passe não é unicamente uma transfusão de energias anímicas. É o equilibrante ideal da mente, apoio eficaz de todos os tratamentos.”
Emmanuel – O Consolador – 1ª. Parte, Cap V, questão 98
_ (…) Assim como a transfusão de sangue representa uma renovação das forças físicas, o passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos o são do reservatório ilimitado das forças espirituais.”
Por que aplicar os passes?
_ Em “O Livro dis Espíritos”, questões 70 a 424, Kardec esclarece:
70 – (…) A quantidade de fluído vital se esgota. Pode tornar-se insuficiente para a conservação da vida, se não for renovada pela absorção e assimilação das substâncias que o contém.
O fluido vital se transmite de um individuo a outro. “Aquele que o tiver em maior porção pode dá-lo a um que o tenha de menos e em certos casos prolongar a vida prestes a extinguir-se.”
424 – Por meio de cuidados dispensados a tempo, podem reatar-se laços prestes a se desfazerem e restituir-se à vida um Ser que definitivamente morreria se não fosse socorrido?
R – Sem dúvida e todos os dias tendes a prova disso. “O magnetismo, em tais casos, constitui muitas vezes, poderoso meio de ação, porque restitui ao corpo o fluido vital que lhe falta para manter o funcionamento dos órgãos.” Verificar também pergunta 556.
Emmanuel – CVV, 113
_”Jesus impunha as mãos nos enfermos e transmitia-lhes os bens da saúde. Seu amoroso poder conhecia os menores desequilíbrios da Natureza e os recursos para restaurar a harmonia indispensável.
Nenhum ato do Divino Mestre é destituído de significação. Reconhecendo essa verdade, os apóstolos passaram a impor as mãos fraternas em nome do Senhor e tornavam-se instrumentos da Divina Misericordia(…)
_ Obras Postumas, cap. 55 e MM, cap XXVI
OP – “Se usamos o antibiótico por substância destinada a frustar o desenvolvimento de microorganismos no campo físico, por que não adotar o passe por agente capaz de impedir as alucinações depressivas, no campo da alma?
Se atendemos à assepsia, no que se refere ao corpo, por que descurar dessa mesma assepsia no que tange ao Espírito?
A aplicação das forças curativas em magnetismo enquadra-se à efluvioterapia com a mesma importância do emprego providencial de emanações da eletricidade.
MM – “O passe, como gênero de auxilio, invariavelmente aplicável sem qualquer contra-indicação, é sempre valioso no tratamento devido aos enfermos de toda classe, desde as criancinhas tenras aos pacientes em posição provecta na experiência física, reconhecendo-se, no entanto, ser menos rico de resultados imediatos nos doentes adultos que se mostrem jungidos à inconsciência temporária, por desajustes complicados do cérebro.”
Manoel Philomeno de Miranda – Painéis da Obsessão – cap 26
_”Como existem prontos socorros para os males físicos e assistência imediata para os alienados mentais em crise, já é tempo que a caridade cristã, nas Instituições Espíritas, crie serviços de urgência fluidoterápica e de consolação para quantos se debatem nos sofrimentos do mundo, e não tem forças para esperar datas distantes ou dias exclusivos para o atendimento.
Espíritas esclarecidos, imbuídos de sentimentos de caridade, poderiam unir-se neste mister, reservando algum tempo disponível e revezando-se num serviço de atendimento cuidadosamente programado, a fim de mais amplamente auxiliar-se o próximo, diminuindo a margem de aflição no mundo…”
Como se produz a ação magnética?
Kardec em “A Gênese”, item 33. Cap. XIV, afirma que a ação magnética pode produzir-se de três maneiras:
1) pelo próprio fluído do magnetizador – magnetismo humano;
2) pelo fluído dos Espíritos, atuando diretamente e sem intermediário sobre um encarnado – magnetismo espiritual;
3) pelos fluidos que os Espíritos derramam sobre o magnetizador, que serve de veículo para esse derramamento – magnetismo misto ou humano – espiritual.
III – O que é necessário para ser passista?
Kardec – OP, primeira parte,§ 6º. – “Dos Médiuns – Item 52: “A faculdade de curar pela imposição das mãos deriva evidentemente de uma forma excepcional de expansão, mas diversas causas concorrem para aumentá-la, entre as quais são a de colocar-se na primeira linha: a pureza dos sentimentos, o desinteresse, a benevolência, o desejo ardente de proporcionar alívio, a prece fervorosa e a confiança em Deus; numa palavra todas as qualidades morais (…)”
Como são selecionados os trabalhadores do pase, sejam encarnados ou desencarnados? André Luiz – ML cap 19:
_ Desencarnados: André Luiz no livro “Missionários da Luz”, cap 19, enuncia alguns critérios que determinam os trabalhadores dos passes entre os desencarnados:”(..) na execução da tarefa que lhes está subordinada, não basta a boa vontade, como acontece em outros setores de nossa atuação. Precisam revelar determinadas qualidades de ordem superior e certos conhecimentos especializados. O servidor do bem , mesmo desencarnado, não pode satisfazer em semelhante serviço, se ainda não conseguiu manter um padrão superior de elevação mental contínua, condição indispensável à exteriorização das faculdades radiantes.”
_ Encarnados: no mesmo livro André Luiz, esclarece: “(…) O missionário do auxilio magnético na Crosta ou aqui em nossa esfera necessita ter grande domínio sobre si mesmo, espontâneo equilíbrio de sentimentos, acentuado amor aos semelhantes, alta compreensão da vida, fé vigorosa e profunda confiança no Poder Divino. Cumpre-se acentuar, todavia, que semelhantes requisitos em nosso plano, constituem exigências a que não se pode fugir, quando, na esfera carnal, a boa vontade sincera, em muitos casos, pode suprir essa ou aquela deficiência, o que se justifica, em virtude da assistência prestada pelos benfeitores de nossos círculos de ação ao servidor humano, ainda incompleto no terreno das qualidades desejáveis.”(g.n)
_ e mais: “Em todo lugar onde haja merecimento nos que sofrem e boa vontade nos que auxiliam, podemos ministrar o benefício espiritual com relativa eficiência. (…) Qualquer cota de boa vontade e espírito de serviço recebe de nossa parte a melhor atenção.”
_ NDM – Cap 17:
“Todas as pessoas dignas e fervorosas, com auxilio da prece, podem conquistar a simpatia de veneráveis magnetizadores do Plano Espiritual, que passam assim, a mobilizá-las nas extensões do bem.”
O primeiro requisito pra o passista é a boa-vontade e espírito de serviço, no entanto, existe ainda a necessidade do esforço continuo na busca do equilíbrio das emoções e na conquista de sentimentos elevados. Vejamos:
André Luiz – NDM – cap 17
_”Indiscutivelmente não prescindimos do coração nobre e da mente pura, no exercício do amor, da humildade e da fé viva, para que os raios do poder divino encontrem acesso e passagem por nós a benefício dos outros.”
ML – Cap 19
_”Conseguida a qualidade básica, o candidato ao serviço precisa considerar a necessidade de sua elevação urgente, para que as suas obras se elevem no mesmo ritmo. Falaremos tão-só das conquistas mais simples e imediatas que deve fazer, dentro de si mesmo. Antes de tudo, é necessário equilibrar o campo das emoções. Não é possível fornecer forças construtivas a alguém, ainda mesmo na condição de instrumento útil, se fazemos sistemático desperdício das irradiações vitais (…), é preciso examinar também as necessidades fisiológicas, a par dos requisitos de ordem psíquica. A fiscalização dos elementos destinados aos armazéns celulares é indispensável por parte do próprio interessado em atender as tarefas do bem (…).”
Qualidades necessárias ao passista:
_ 1) Assiduidade: (NDM – cap 17): “Os trabalhadores espirituais, nas tarefas de passe de cada espírita, assumem suas responsabilidades com seriedade e são “devidamente fichados, assim como ocorre a médicos e enfermeiros num hospital terrestre comum.” Por essa razão, podemos entender que a equipe encarnada deve ser a mesma, para favorecer a sintonia”.
_ 2)Pontualidade: (NDM – cap. 5): “Faltavam apenas dois minutos para as vinte horas, quando o dirigente espiritual mais responsável deu entrada no pequeno recinto.”
_ (CE –Cap. 11): “Entrar pontualmente no templo espírita para tomar parte das reuniões, sem provocar alarido ou perturbações. O templo é local previamente escolhido para encontro com as Forças-Superiores.” (Cap.28) “Disciplina é a alma da eficiência.”
_ 3) Experiência (CE – Cap. 38): “Quanto possível, plasmar as resoluções do bem no momento em que surjam, de vez que, posteriormente, o campo da experiência pode modificar-se inteiramente. Ajuda menos, quem tarde serve.”
_ 4) Segurança: (CE – cap. 11): “Acostumar-se a não confundir preguiça ou timidez com humildade, abraçando os encargos que lhe couberem, com desassombro e valor. A disposição de servir, por si só, já simplifica os obstáculos.”
_ 5) Responsabilidade: (CE – Cap 27): “Ainda que3 premido por extensas dificuldades, colocar o exercício da mediunidade acima dos eventos efêmeros e limitados que varrem constantemente os panoramas sociais e religiosos da Terra. A mediunidade nunca será talento para ser enterrado no solo do comodismo.”
Cuidados necessários ao passista:
André Luiz, no livro “Missionário da Luz” – cap. 19 e em “Nos Domínios da Mediunidade”, elenca uma série de cuidados que todo passista deve observar:
Equilíbrio no campo das emoções;
. Evitar magoas excessivas e paixões desvairadas;
. Ter cuidado com o álcool e outros tóxicos;
. Manter-se em constante oração;
. Estudar continuamente;
. Perseverar ante qualquer obstáculo.
Qualidade desejáveis no passista: – MM. Cap. XXII
_”(…) Decerto, o estudo da constituição humana lhes é naturalmente aconselhável, tanto quanto ao aluno de enfermagem, embora não seja médico, se recomenda a aquisição de conhecimento do corpo em si,(…) o médium passista necessitará vigilância no seu campo de ação, porquanto da sua higiene espiritual resultará o reflexo benfazejo naqueles que se proponha a socorrer.
O investimento cultural ampliar-lhe-á os recursos psicológicos, facilitando-lhe a recepção de ordens e avisos dos instrutores que lhe propiciem amparo, o asseio mental Che consolidará a influência, purificando-a, além de dotar-lhe da presença com a indispensável autoridade moral, capaz de induzir o enfermo ao despertamento das próprias forças.”
IV – Qual a matéria prima do passe? Kardec – GE – cap 14 itens 2,3,13,14,16,18,21,31,32,33 e,34
“2 – O Fluído cósmico universal é, como já foi demonstrado, a matéria elementar primitiva, cujas modificações e transformações constituem a inumerável variedade dos corpos da Natureza (capitulo X), como princípio elementar universal, oferece dois estados distintos: o de eterização ou de imponderabilidade, que se pode considerar como o estado normal primitivo e o de materialização ou de ponderabilidade, que, de certo modo, não é senão consecutivo àquele.
“3 – No estado de eterização, o fluído cósmico não é uniforme. Sem deixar de ser etéreo, sofre modificações tão variadas no seu gênero, e mais numerosas talvez, que no estado de matéria tangível. Tais modificações constituem fluídos distintos que embora se derivando do mesmo princípio, são dotados de propriedades especiais, e dão lugar aos fenômenos particulares do mundo invisível.
“13 – (…) É, finalmente, o veículo do pensamento, como o ar é o veículo do som.
“14 – “Os espíritos atuam sobre os fluídos espirituais,…, por meio do pensamento e da vontade…
Através do pensamento, imprimem a esses fluidos esta ou aquela direção; aglomeram-nos, combinam-nos ou dispensam-nos; com eles formam conjuntos de aparências, forma ou cor determinadas; modificam-lhes as propriedades como o químico modifica a dos gases ou de outros corpos, combinando-os de acordo com certas leis.”(g.n.)
“16 – “A ação dos Espíritos, sobre os fluidos espirituais tem conseqüências de uma importância direta e capital par aos encarnados. Desde que estes fluidos são o veiculo do pensamento, que o pensamento pode modificar-lhes as propriedades, é evidente que devem estar impregnados de qualidades boas ou más dos pensamentos que os põem em vibração, modificados pela pureza ou impureza dos sentimentos.”
“18 – (…) o pensamento do Espírito encarnado age sobre os fluidos espirituais como o dos Espíritos desencarnados. Transmite-se de Espírito a Espírito, pela mesma via, e, conforme seja bom ou mau, purifica ou envenena os fluídos circunjacentes. (…) Sendo o perispirito dos encarnados de natureza idêntica à dos fluídos espirituais, ele os assimila com facilidade, como um esponja se embebe de líquido (…) Quando tais fluidos agem sobre o perispírito,este, por sua vez, age sobre o organismo material. Com o qual está em contato molecular.”
“21 – (…) À invasão de maus fluidos é preciso, pois oporem-se bons fluidos.”
“31 – O fluido universal, como vimos, é o elemento primitivo do corpo carnal e do perispirito, os quais não passam de transformações dele. Pela identidade de sua natureza, este fluido, condensado no perispirito, pode fornecer ao corpo os princípios reparadores. O agente propulsor é o Espírito, encarnado ou desencarnado, que infiltra num corpo deteriorado uma parte da substância de seu envoltório fluídico. A cura se opera pela substituição de uma molécula malsã por uma molécula sã.”
“32 – (…) Há pessoas dotadas de um poder tal que, em certos doentes, operam curas instantâneas unicamente PE imposição de mãos, ou mesmo por um único ato da vontade.”
“33 – A ação magnética pode produzir-se de várias maneiras:
1º.- Pelo próprio fluido do magnetizador: é o magnetismo propriamente dito, ou magnetismo humano, cuja ação está subordinada à potência e, principalmente, à qualidade do fluido.
2º. – Pelo fluido dos Espíritos agindo diretamente, sem intermediário, sobre um encarnado, seja para curar ou para acalmar um sofrimento, seja para provocar o sono sonambúlico espontâneo, seja para exercer sobre o indivíduo uma influência física ou moral qualquer. É o magnetismo espiritual, cuja qualidade está na razão das qualidades do espírito.
3º. – Pelo fluido que os Espíritos esparzem sobre o magnetizador e para o qual este serve de condutor. É o magnetizador misto, semi-espiritual ou, se querem humano-espiritual. O fluído espiritual, combinado com o fluido humano, dá a este último as qualidades que lhe faltam. A participação dos Espíritos, em tal circunstância, é por vezes espontânea, mas na maior parte das vezes é provocada por apelo do magnetizador.
4º. – “A faculdade de curar pela influência fluídica é muito comum, e pode desenvolver-se por meio de exercício.
Revista Informação – Ciência