As Curas Ipressionantes do Príncipe de Hohenlohe
Considerações sobre a mediunidade curadora
Desde
Conselhos Sobre a Mediunidade Curadora
Da Homeopatia nas Doenças Morais
Médicos médiuns
A Intervenção dos Parentes nas Curas
REVISTA ESPÍRITA – JUNHO DE 1867
Allan Kardec, na “Revista Espírita” de junho de 1867, publicou uma carta do Grupo Curador de Marmande, que cuidava dos obsidiados e dos doentes com a moralização e com os fluídos.Os bons Espíritos desse
Ensáio Teórico das Curas Instantâneas
Esta diferença se deve à mesma natureza e à causa primeira do mal. Duas afecções que apresentam, na aparência, sintomas idênticos, podem ter causas diferentes; uma pode ser determinada pela alteração das moléculas orgânica e, neste caso, é necessário reparar, substituir, como me disseram, as moléculas deterioradas por outras sãs, operação que só se pode fazer gradualmente; a outra
Suicídio moral
Suicídio moral
“Pois o que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos, 8:36.)
Suicidar-se é causar a própria ruína.
Indagados, sabiamente por Kardec, se seria suicida o homem que perece vítima de paixões que ele sabia lhe haviam de apressar o fim, os Espíritos responderam:
“É um suicídio moral.”1
Na interrogação seguinte, para situar a gravidade deste
Os problemas estão nos excessos
Diógenes de Sínope, discípulo de Antístenes de Atenas, foi filósofo grego que viveu em aproximadamente 430 a.C. a 323 a.C. Desprezava as convenções humanas e tinha total indiferença pelo poder, costumava dizer que a felicidade está baseada em não ser amarrado pelos desejos. Criou o cosmopolitismo ao afirmar que era um cidadão do mundo e não de um estado ou de uma cidade em particular. Certa vez, Diógenes jantava seu habitual prato de lentilhas, quando foi abordado por Arístipos de Cirene, também filósofo e famoso por pregar o prazer como bem absoluto da vida, disse ele a Diógenes: – Se soubesses bajular o rei, certamente não estarias a jantar apenas esse mísero prato de lentilhas. Diógenes, sereno, lhe respondeu: – Se soubesses se contentar apenas com este mísero prato de lentilhas, não precisarias bajular o rei para viver. Notável a visão do filósofo! A sociedade contemporânea, tenta de todas as formas nos impulsionar a acreditar que muitas coisas são necessárias para nossa existência e felicidade. A mídia ao vender uma imagem de que aquele que tem grande poder de consumo é alguém que venceu na vida, admirado e elogiado por todos, tendo poderes de comprar o que bem entender, auxilia a criar essa cultura de que a vida se resume a ter em detrimento do ser. O supérfluo passa a ser considerado necessário para grande número de pessoas que deixam se enfeitiçar pelos poderes do marketing. Ah, o marketing! Comerciais exaltando maravilhas… Produtos de qualidade duvidável sendo içados ao patamar de salvação da “lavoura”… O vício sendo propagado aos quatro ventos pelos meios de comunicação que pensam apenas na melhor forma de melhor vender seu produto… Dinheiro sendo vendido a peso de ouro em propagandas do tipo: “Faça seu financiamento em leves parcelas de R$.xx em até 48 meses” Alguns distraídos endividam-se apenas para mostrar aos outros que também podem ter, outros tantos, infelizmente por imperativos da vida se vêem obrigados a cair nessa armadilha que visa exclusivamente o lucro exagerado. A simplicidade dá lugar a ostentação sem limites. E iludidas por essa ficção, muitas criaturas valorizam em demasia esses bens efêmeros. Outros, chegam mesmo a depositar a responsabilidade de sua infelicidade no fato de não terem grande poder aquisitivo. A coisa se complica quando essas questões tomam proporções maiores e acabam por afligir toda a família. Casais que discutem infinitamente transformando o lar em palanque de impropérios porque um ou outro exagerou na dose do consumo. A lista é infindável e dá assunto para calorosos debates. Uma existência calcada somente em valores materiais, chumba-nos ao solo da futilidade e nos deixa criaturas vazias, sem maiores aspirações como espíritos em estágio evolutivo. E um dos grandes males de nossa sociedade é justamente esse: Preocupação em excesso com assuntos de pouca relevância. Enquanto grande parte da população mundial não tem sequer como viver dignamente, alguns inclusive vivendo em um sub mundo, onde faltam recursos básicos de alimentação e higiene, outros tantos, desligados dessa realidade, descabelam-se por supérfluos. Alguns com excessos, outros sem o necessário, são as discrepâncias próprias de um planeta que se orienta sob a égide do egoísmo. Em o Livro dos Espíritos , na questão de nº 712 e 712 a, Kardec questiona os mentores espirituais: P – 712 Por que Deus colocou o atrativo do prazer na posse e uso dos bens materiais? R – Para estimular o homem ao cumprimento de sua missão e experimentá-lo por meio da tentação. P – 712 a Qual é o objetivo dessa tentação? R – Desenvolver sua razão, que deve preservá-lo dos excessos. Segue comentário de Kardec: Se o homem tivesse considerado o uso dos bens da Terra somente pela utilidade que eles têm, sua indiferença poderia comprometer a harmonia do universo: Deus lhe deu o atrativo do prazer para o cumprimento dos seus desígnios. Mas pelo que possa representar esse atrativo quis, por outro lado, prová-lo por meio da tentação que o arrasta para o abuso do qual sua razão deve defendê-lo. As afirmações de Diógenes vem de encontro a Doutrina Espírita e ambos nos convidam a considerar grave aspecto: Nossa felicidade jamais se fará com excessos! O universo preza pela harmonia e ela se fará em plenitude quando dosarmos dois ingredientes na medida exata: vontade por conquistar com desprendimento para não se algemar. Ao lutar pela posse dos bens materiais exercitamos inúmeras aptidões; criatividade, iniciativa, perseverança, trabalho, ou seja, evoluímos, aprendemos… Portanto, é justo que busquemos a melhoria também do ponto de vista material, todavia, tomando o cuidado para não fazermos deste objetivo o altar de nossas vidas, pelo simples motivo de que esse altar não está ligado ao santuário sagrado de nosso espírito, ele é apenas o caminho para trazer progresso a nós e aqueles que caminham conosco. Muitos que se orientam apenas sob essa ótica acabam por inverter valores e não raro ludibriam, bajulam, vendem-se, mentem… São provados na tentação e acabam por sucumbir, em realidade são reféns de uma ganância desmedida que os impede de raciocinar com clareza. Diógenes propõe que não nos algememos a bens efêmeros, a Doutrina Espírita, por sua vez, nos instrui que o melhor é ter prudência para que assim que conseguirmos as conquistas materiais, evitemos os excessos. Vale a pena estudarmos com atenção esses assuntos. Wellington Balbo
Enquanto o braço corre (Cura na Federação)
Trecho sobre espiritismo incluído no livro As Religiões do rio, escrito em 1904 pelo cronista carioca Paulo Barreto, o João do Rio1 Nas rodas mais elegantes, entre sportsmen inteligentes, lavra o desespero das comunicações espíritas, como em Paris o automobilismo. Ainda há alguns meses senhores de tom, ao voltarem do Lírio, encasacados e de gardênia ao peito, comunicaram-se no Hotel dos Estrangeiros com as almas do outro mundo, por intermédio de uma cantora, médium ultra-assombroso. À tarde na Colombo, esses senhores combinavam a partie de plaisir (expressão que significava que combinavam “o que fazer à noite”) e à noite nos corredores do Lírico, enquanto Caruso rouxinoleava corpulentamente para encanto das almas sentimentais, eles prelibavam as revelações sonambúlicas da médium musical. Esses fatos são raros, porém, e as experiências assombrosas multiplicam-se. Os médiuns curam criatura a morrer. Leôncio de Albuquerque, que trata caridosamente a Saúde em peso, anuncia, sem tocar no doente, o primeiro caso de peste bubônica, e cada vez mais aumenta o número de crentes. O meu amigo dizia-me: _ Nunca se viu uma crença que com tal rapidez assombrasse crentes. Se o Figaro dava para Paris cem mil espíritas, o Rio deve ter igual soma de fiéis. O Brasil, pela junção de uma ração de sonhadores como os portugueses com a fantasia dos negros e o pavor indiano do invisível, está fatalmente à beira dos abismos de onde se entrevê o além. A Federação2 publicou uma estatística de jornais espíritas no mundo inteiro. Pois bem: existem no mundo 96 jornais e revistas, sendo que 56 em toda a Europa e 19 só no Brasil. (…) A Federação fica na Rua do Rosário, 97. É um grande prédio, cheio de luz e claridade. Cumprem-se aí os preceitos da ortodoxia espírita; não há remuneração de trabalho e nada se recebe pelas consultas. A diretoria gasta parte do dia a servir os irmãos, tratando da contabilidade, da biblioteca, do jornal, dos doentes. A instalação é magnífica. No primeiro pavimento ficam a biblioteca, a sala de entrega do receituário, a secretaria, o salão de espera dos consultantes e os consultórios. Seis médiuns psicográficos prestam-se duas horas por dia a receitar, e as salas conservam-se sempre cheias de uma multidão de doentes, mulheres, homens, crianças, figuras dolorosas com um laivo de esperança no olhar. A casa está sonora do rumor contínuo, mas tudo é simples, caridoso e sem espalhafato. Quando entramos não se lhe altera a vida nervosa. A Federação parece um banco de caridade, instalado à beira do outro mundo. Os homens agitam-se, andam, conversam, os doentes esperam que os espíritas venham receitar pelo braço os médiuns [sic.], e os médiuns, sob a ação psicográfica, falam e conversam enquanto braço corre. Atravessamos a sala dos clientes, entramos no consultório do Sr. Richard.3 Há uma hora que esse honrado cavalheiro, espírita convencido, escreve e já receitou para 47 pessoas. _ Há curas? _ perguntamos nós, olhando as fileiras dos doentes. _ Muitas. Nós, porém, não tomamos nota. _ Mas o senhor não se lembra de ter curado ninguém? _ A mim me dizem que pus boa uma pessoa da família do general Argollo. Mas não sei nem devo dizer. É o preceito de Deus. Deixamo-lo receitando, já perfeitamente normalizados com aquele ambiente estranho, e interrogamos. Há milhares de curas. A Sra. Georgina, esposa do Sr. César Pacheco, depois de louca e cega, ficou boa em dez dias; D. Jesuína de Andrade, viúva, quase tísica, em trinta dias salva, e outros, outros muitos. Quer valor tem essas declarações? Os doentes enfileirados parecem crer e o Sr. Richard é a fé em pessoa. É o que basta talvez. 1Fonte: Reportagem “O Novo Espiritismo”, de Martha Mendonça, publicada na revista Época, no. 424, de 3 de julho de 20906,p.66-74 2Nota de Reformador: O autor faz referencia à Federação Espírita Brasileira. 3Nota de reformador: Pedro Richard serviu `FEB por cerca de 40 anos Revista Reformador 08/2006